Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Margarida Diogo Barbosa

Um blogue que aborda os recursos humanos numa perspectiva de todo.

05
Abr19

Quem sou eu?

Poderia dizer que sou a Margarida Barbosa, especialista em Recursos Humanos. Mas também sou a Margarida que trocou Lisboa pelo Ribatejo durante 8 anos, onde fundou uma associação; e sou a Margarida que tem necessidade de olhar as coisas como um todo e que adora dançar.

Quando comecei a trabalhar em recrutamento, há cerca de 15 anos, comecei a perceber que queria ir para além do processo tradicional. E que para perceber porque é que “aquele” era o perfil certo tinha de olhar para as organizações como um todo, para o que precisavam, como é que tomavam os processos de decisão e se organizavam internamente.

A certa altura do meu caminho profissional o processo de recrutamento começou a fazer-me sentido como um todo de múltiplas variáveis. E que para analisar esse todo era também fundamental usar a minha intuição, ver um pouco mais além do óbvio. Mas também que isto só fazia sentido quando assumimos aquilo que chamo “autoridade interna”, que não é mais do que a nossa capacidade de dizer: “eu sou capaz de assumir estas funções, é com isto que eu sou capaz de contribuir para esta empresa.” É essa autoridade interna que me faz confiar na escolha de um candidato que, embora possa não ter exatamente todos os requisitos pedidos, tem um talento ou uma capacidade que eu lhe consigo reconhecer. E eu acredito e sei que em muitos casos destes basta uma oportunidade para que estes candidatos atinjam o seu potencial.

A dada altura na minha vida, numa necessidade pessoal e de reconciliação comigo, regresso à terra que é o meu porto de abrigo, o meu colo: o Ribatejo. E esta etapa torna-se, ao longo de 8 anos, numa parte fundamental do meu percurso profissional. O meu regresso ao Ribatejo traz-me um nível de tranquilidade e conhecimento interior muito grande e o tempo que eu precisava e que Lisboa não me trazia. Faz-me perder o medo do fracasso, a capacidade de amar o que não é palpável e de querer conhecer as nossas raízes, de onde vimos. E é isso que me faz fundar uma associação.

Quando regresso a Lisboa, 8 anos mais tarde, para assumir novamente funções de especialista de recursos humanos, sou uma pessoa diferente, mais completa. O processo de recrutamento agora, mais do que nunca, faz-me sentido como um todo. Hoje em dia, temos uma perspectiva de especialização em termos de mercado de trabalho. Mas, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, o fundamental não é isto, mas sim a capacidade de reflectir no todo e olhar para o recrutamento como um processo holístico, mais abrangente.

Este blogue é o resultado de todo este meu caminho, desta minha aprendizagem na área do recrutamento. Criei-o com o objectivo de oferecer um sítio onde as pessoas encontrem uma visão diferente sobre a área dos recursos humanos e o recrutamento. Um sítio onde as pessoas tivessem acesso a informação desmistificada para que elas próprias possam navegar no mercado de trabalho. E gostaria de pensar que este meu longo caminho, a minha experiência e o meu conhecimento trazem algo de novo para o mercado, capaz de fazer a diferença na vida das pessoas.

Sobre mim

foto do autor

Biografia

Este blogue é o resultado do meu percurso enquanto especialista em recursos humanos. Aqui, este tema será abordado numa perspectiva de todo: as boas práticas, métodos, o que há de novo no mercado, as relações entre recrutador, candidatos e clientes.(...)

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D