Sem Verão. Mas com Intenção.
Ao longo da minha carreira perdi a conta ao número de vezes que um candidato me disse em entrevista que procurava activamente novas oportunidades profissionais, e sinceramente, devem-se contar pelos dedos das mãos aqueles que verdadeiramente sabem como o fazer.
Um profissional que não consegue responder de forma clara e objectiva a perguntas sobre quem é ou sobre o que quer fazer em termos futuros, que não é capaz de identificar as principais características ou tendências do segmento de mercado em que desempenha funções ou que não definiu claramente uma abordagem pragmática e intencional para a sua pesquisa de emprego não fez o seu trabalho de casa.
E para um recrutador experiente nem é preciso fazer muitas perguntas para percebermos em que momento deste percurso o profissional em causa honestamente se encontra.
Procurar novas oportunidades de trabalho não é disparar em todas as direcções (talvez nunca me canse de o repetir!) e também não é apenas um match tipicamente "nonsense" de funções. Pense em que é, no que sabe fazer e no que quer fazer. Talvez obtenha algumas respostas supreendentes!